Dúvidas sobre a locação?
A gente esclarece pra você!
COMO FUNCIONA O CADASTRO NA MOOBIE?
Nosso objetivo é criar uma comunidade segura para todos os nossos Clientes e Parceiros. Por isso utilizamos uma combinação de sistemas automatizados e análises detalhadas manuais. Para participar da moObie, é necessário:
- Ter uma CNH ativa e dentro da validade;
- Possuir menos de 25 pontos decorrentes de multas;
- Não ter pendências com o DENATRAN;
- Não possuir processos judiciais relacionados com fraudes;
- Não apresentar comportamentos que possam representar um risco para nossa comunidade, como registrar momentos de ostentação com veículos, direção em alta velocidade, bebidas alcoólicas junto ao volante, etc.
Nossa comunidade vem crescendo cada vez mais e com isso mais pessoas estão interessadas em alugar um carro na moObie.
Dependendo do volume de solicitações, seu cadastro pode levar de 24h a 48h para ser analisado. Se for necessário o envio de informações adicionais, esse prazo pode ser estender por mais 24h a partir do envio dos documentos.
Caso você não tenha resposta dentro deste prazo, por favor nos comunique através do Menu Ajuda, indo em “Configuração de Conta e Cadastro” e depois “Quero saber o status da análise do meu cadastro”
Sim!
Caso o seu cadastro não seja ativado por questões judiciais ou comportamentais, você pode solicitar uma reanálise após 3 meses.
Caso o seu cadastro não seja ativado por sua CNH estar fora do prazo de validade, você precisará renovar a sua habilitação e nos enviar uma nova foto através do Menu Ajuda - Para quem quer alugar ou aluga um carro - Configuração de Conta e Cadastro - Quero solicitar uma Reanálise do meu Cadastro. No formulário, selecionar o assunto "Reenvio de CNH" e preencher o seu CPF no campo indicado.
Caso o seu cadastro não seja ativado por sua CNH estar cassada ou com algum impedimento, você precisará entrar em contato com os órgãos responsáveis de sua cidade para regularizar a sua situação. Assim que tudo estiver resolvido, solicite uma reanálise através do Menu Ajuda - Para quem quer alugar ou aluga um carro - Configuração de Conta e Cadastro - Quero solicitar uma Reanálise do meu Cadastro. No formulário, selecionar o assunto "Reanálise de Cadastro" e preencha o seu CPF no campo indicado.
Caso o seu cadastro não seja ativado por sua CNH possuir uma emissão mais recente, você precisará nos enviar uma nova foto através do Menu Ajuda - Para quem quer alugar ou aluga um carro - Configuração de Conta e Cadastro - Quero solicitar uma Reanálise do meu Cadastro. No formulário, selecionar o assunto "Reenvio de CNH" e preencher o seu CPF no campo indicado.
Caso o seu cadastro não seja ativado pela foto da sua CNH estar fora dos nossos padrões, você precisará nos enviar uma nova foto através do Menu Ajuda - Sou Cliente - Para quem quer alugar ou aluga um carro - Configuração de Conta e Cadastro - Quero solicitar uma Reanálise do meu Cadastro. No formulário, selecionar o assunto "Reenvio de CNH" e preencher o seu CPF no campo indicado.
COMO FAÇO PARA ALUGAR UM CARRO?
Para solicitar um carro é simples! Basta ir na seção "Escolha um carro", no menu lateral do aplicativo e selecionar um carro de sua preferência.
Após ver todos os detalhes do carro, toque no botão "Escolher Período" para definir o período que você deseja alugar o carro, a hora da retirada e de devolução do veículo.
Com todos os detalhes sobre a duração da locação definidos, toque em "Calcular Preço". Você verá um resumo do valor total da sua locação com os valores das diárias e taxas. Se tudo estiver correto, toque em "Avançar". Não se preocupe, pois nesse momento você ainda não será cobrado.
A última etapa da solicitação é a Apresentação Pessoal. Nela você irá contar um pouco sobre você (com o que você trabalha, do que você gosta, etc.) e também quais são os seus planos com o veículo. Essa etapa é muito importante para aumentar as chances do proprietário do carro desejado aceitar a sua solicitação. Após finalizar a sua apresentação, toque em "Avançar'
Agora é só esperar o proprietário confirmar a sua solicitação! Lembre-se que você pode fazer quantas solicitações quiser para quantos carros quiser! Isso aumenta as suas chances de conseguir um veículo na data desejada. Nós recomendamos que, se possível, você realize pelo menos 5 solicitações.
Nesse momento o Parceiro já aceitou sua solicitação e você já realizou o pagamento! Através do nosso chat no aplicativo, combine com ele/ela o melhor dia e horário.
Para o momento da retirada do carro com o Parceiro, você precisa estar fisicamente presente, ou seja, o carro não pode ser entregue a um terceiro. Você também deverá apresentar sua CNH original.
O Parceiro pedirá para que você mostre o documento, para que ele confira todos os dados e confirme que está tudo certo. Ele também irá reforçar as regras de uso e detalhes do carro, então fique bastante atento a esses detalhes. Na nossa plataforma tudo é feito digitalmente através do nosso aplicativo. Após as instruções iniciais, veja ao redor do carro se existe alguma avaria. Caso encontre alguma coisa, tire fotos e solicite que o Parceiro documente esses detalhes na área de Check-in do aplicativo. É importante que você guarde essas fotos pois, em caso de algum problema, você precisará nos enviar esse registro.
Verifique também o interior do veículo, principalmente a quilometragem e o nível de combustível. Repita o mesmo processo das avarias, tirando fotos e solicitando que o Parceiro registre as informações no aplicativo.
Sabemos que muitas vezes existe uma certa urgência em pegar o carro devido a compromissos e etc., mas recomendamos que você dê uma volta com o carro junto com o proprietário, para avaliar detalhes importantes como barulhos, direção, câmbio, freio, etc. Assim como no caso de eventuais avarias, também solicite que o Parceiro registre qualquer eventual detalhe no campo de observações na tela de Check-in do aplicativo.
Por fim, com todas as observações devidamente registradas no aplicativo, é só assinar digitalmente o termo de Retirada (Check-in) usando o seu próprio dedo, pegar as chaves e curtir a sua locação!
Da mesma forma como acontece com a retirada do carro (Check-in), o local de devolução é combinado diretamente com o Parceiro através do chat no nosso aplicativo.
Nessa etapa do processo, a principal diferença da retirada (Check-in) para a devolução (Check-out) é o horário da entrega do carro de volta para o Parceiro. Embora o horário também possa ser flexibilizado e acordado com o Parceiro, existem regras específicas para devoluções realizadas antes do horário que consta na sua solicitação e devoluções realizadas depois do horário.
Da mesma forma que você precisa estar fisicamente presente no momento da retirada, é preciso que alguém esteja presente para receber o carro. Essa pessoa pode ser o próprio Parceiro ou uma pessoa indicada por ele. É importante que você pergunte para o Parceiro para quem você deve entregar o carro, para que isso fique registrado e você esteja seguro.
Se na retirada (Check-in) é você quem verifica cada detalhe, na devolução (Check-out) é o Parceiro que irá olhar as condições do carro. Portanto, lembre-se de durante a sua locação separar um tempo para limpar o carro (caso ele tenha sido entregue limpo) e de deixá-lo com a mesma quantidade e tipo de combustível com o qual ele foi entregue à você.
O Parceiro irá registrar os detalhes do carro no aplicativo, assim como as condições de higiene, combustível e quilometragem. Por fim, vai solicitar que você assine o termo de devolução digitalmente no nosso aplicativo, da mesma forma como foi feito na retirada (Check-in).
Caso o carro tenha sofrido alguma avaria leve, tenha voltado com algum problema mecânico, tenha ultrapassado a quilometragem ou não esteja nas mesmas condições nas quais foi entregue, você pode receber cobranças posteriores ao término da locação.
Com o termo assinado, a locação está oficialmente finalizada e você já pode planejar a próxima!
VALORES E PAGAMENTOS
Atualmente existem três formas de pagar por uma locação na moObie:
- Cartão de Crédito
- Cartão Pré-Pago (Exceto Acesso e Zencard)
- Apple Pay
- Boleto Bancário*
O único pré-requisito é que as bandeiras tanto do cartão de crédito, como do cartão pré-pago como do cartão cadastrado no Apple Pay sejam da bandeira Mastercard ou Visa. Outras bandeiras de cartão ainda não são aceitas na nossa plataforma, independente da modalidade de pagamento escolhida.
Em caso de pagamento através de boleto bancário, é importante lembrar que para solicitar o boleto é necessário que: - A reserva já esteja aceita pelo parceiro; - A solicitação do boleto precisa ser feita com diferença de 7 dias para a data do check in;
Nestes casos, a reserva só será confirmada mediante compensação do pagamento.
Em caso de pagamento de multas, avarias e demais tratativas, o parcelamento não estará disponível.
Estamos trabalhando diariamente para evoluir nossa plataforma e expandir a nossa oferta de opções e facilidades de pagamento.
Os valores das diárias são definidos através da combinação de dois fatores: um cálculo automático e preferências do Parceiro.
Quando um carro é cadastrado na moObie, utilizamos a Marca, Modelo, Ano e Quilometragem para identificar qual o valor daquele veículo de acordo com a tabela Fipe. Com base nessa média, definimos uma sugestão de valor de diária para o Parceiro.
Com essa sugestão, o Parceiro pode reduzir em até 50% o valor sugerido, ou aumentar em até no máximo 100% o valor sugerido.
Vamos mostrar um exemplo para deixar a explicação mais clara: imagine que um carro da Marca Fiat, Modelo Argo 1.0 de Câmbio Manual, de 2018 e com 40 mil quilômetros rodados foi cadastrado na moObie e através do nosso cálculo automático foi sugerido um valor de R$50 por diária. Sendo assim, o Parceiro pode optar por reduzir esse valor para até R$25 por diária ou em aumentar para até R$100 o valor da diária. Estes valores são fictícios e utilizados apenas para deixar esta explicação mais fácil.
Não! Na moObie nós queremos fazer diferente e ter um real impacto na mobilidade das pessoas. Por essa razão, não exigimos nenhuma reserva de valores para realizar uma locação.
A única coisa que você precisa é ter limite o suficiente no seu cartão de crédito para cobrir os valores totais da locação na hora em que você for efetuar o pagamento.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE UMA LOCAÇÃO?
Na moObie é possível cancelar qualquer reserva a qualquer momento. Porém, os valores a serem reembolsados podem variar de acordo com a antecedência na qual o cancelamento é realizado:
Sim! Na moObie você tem a possibilidade de estender a sua locação caso necessário. Porém é importante lembrar que é preciso que o Parceiro aceite essa extensão, pois pode ser que ele já tenha outras locações agendadas ou não tenha disponibilidade para além do período acordado inicialmente. Caso o parceiro não tenha disponibilidade ou não aceite fazer a extensão, você precisará devolver o veículo na data e horário combinados.
Para realizar uma extensão, você deve realizar uma nova solicitação de reserva e pagar com até 12 horas de antecedência.
Não existe um limite para o número de extensões que você pode realizar, desde o parceiro esteja de acordo com todas elas.
Caso, após as extensões, você esteja com o carro por mais de 14 dias, nossa equipe entrará em contato com para averiguar se está tudo correndo bem com a sua locação e se está tudo certo com o carro.
A locação precisará ser finalizada (Termo de Check-out assinado) dentro de um período de 30 dias, pois o Parceiro só poderá receber os valores referentes a locação no momento que ela é dada como finalizada.
Exemplificando: Imagine que você gostaria de alugar um carro por 60 dias. No dia 30, você deve se encontrar com o Parceiro para assinar o Termo de Devolução (Check-out). Após isso, você pode realizar uma nova reserva, e assim sucessivamente.
A moObie busca soluções rápidas para desburocratizar a locação de carros no Brasil e, por isso nossos parceiros podem disponibilizar seus veículos para serem utilizados por motoristas de aplicativo, como Uber e 99.
Os veículos elegíveis para esse tipo de locação possuem essa informação no próprio perfil do veículo, na seção de preferências, com a mensagem "elegível para motorista de aplicativo", lembrando que você pode fazer a reserva, porém o aceite dependerá sempre do parceiro.
Como é uma ocasião atípica e os seguros que cobrem estas reservas são diferentes do tradicional, é muito importante que você deixe claro ao parceiro a finalidade pela qual você está solicitando o carro. Caso você omita que está locando para dirigir como motorista de aplicativo, poderá sofrer as penalidades descritas em nosso termo de uso.
MULTAS, AVARIAS E ACIDENTES
Sim! Todos os carros na nossa plataforma estão segurados durante o período da locação pela Liberty.
Esse seguro possui:
- Cobertura compreensiva nacional (Colisão, Roubo e Incêndio) – com fator de ajuste de 90% da Tabela FIPE;
- Assistência 24h, que contempla:
- Reboque em caso de acidente;
- Reboque em caso de pane seca e mecânica;
- RCF Danos materiais: R$ 150.000,00;
- RCF Danos corporais: R$ 150.000,00;
- RCF Danos materiais terceiros: R$ 1.000,00 por item/evento;
- Acidentes pessoais passageiros (APP) por morte ou invalidez: R$10.000,00.
Vale lembrar que a taxa do seguro que é paga juntamente com os valores das diárias é referente a ativação do seguro, e não isenta o pagamento da franquia do carro em casos de avarias e acidentes.
O Parceiro notifica a moObie do recebimento das multas, envia os documentos necessário e a partir daí nós cuidamos de todos os processos referentes ao pagamento dos valores e da transferência de pontos junto ao nosso despachante.
O processo funciona da seguinte forma:
- Somos avisados pelo Parceiro sobre uma notificação de infração de trânsito;
- Checamos as informações necessárias para certificar-nos de que a infração realmente foi cometida durante o seu período de locação;
- Entramos em contato com você para avisar sobre a multa, informar os procedimentos e agendar uma data para o pagamento;
- Em paralelo enviamos as documentações necessárias para nosso despachante que fará um novo contato para agendar uma data e local para que você possa assinar a notificação;
- Após isso o processo está na mão de nosso despachante e dentro do prazo legal a pontuação cairá em sua CNH;
- Vale lembrar que efetuamos a cobrança mesmo antes da chegada do boleto para pagamento para agilizar e facilitar o repasse ao parceiro em tempo hábil para pagamento. Também realizamos a cobrança com o desconto de antecipação de 20%.
O custo do serviço de despachante não é opcional e o valor é de R$85.
Primeiro é importante entender que temos dois tipos de avarias. Uma que é onde o valor da avaria não atinge o valor da franquia e a outra é quando o valor da avaria atinge o valor da franquia.
Primeiro vamos falar das avarias mais leves, como riscos, pequenos amassados ou qualquer outro problema que não impeça a circulação do veículo (e provavelmente não irá atingir o valor da franquia). Nesses casos é importantíssimo comunicar o parceiro no momento do Check-out sobre os ocorridos para que ele possa registrar no campo de comentários e posteriormente comunicar a moObie para que tomemos as providencias necessárias.
O Parceiro irá entrar em contato com a moObie informando que houve um dano em sua locação e enviará as fotos da avaria. Nosso time de Pós-reserva irá analisar e enviar para nossas oficinas parceiras para que seja feito 3 orçamentos (as oficinas são escolhidas por critério de qualidade e distância da casa do parceiro). Com os orçamentos em mãos iremos entrar em contato com você para verificar a melhor data e forma de pagamento.
Já nos casos de uma avaria mais grave ou até mesmo que o veículo não esteja mais apto a rodar, a moObie deve ser acionada imediatamente para que as medidas necessárias sejam tomadas. Nesses casos, o veículo deverá ir para o local indicado pelo nosso time de Customer Service (Oficina, casa do parceiro, pátio da seguradora).
Realizaremos uma vistoria no veículo e comprovando que o valor do reparo é maior que o da franquia, daremos abertura no sinistro para recuperação do veículo pela seguradora. O valor a ser pago por você será sempre o valor da franquia, que pode ser consultado no momento de escolha do veículo, e para isso nosso time entrará em contato com você para verificar a melhor data e forma de pagamento.
É importante que antes de você abrir um Boletim de Ocorrência com a Polícia (B.O), que você entre em contato conosco para que a gente instrua você sobre qual a melhor forma de seguir com esses procedimentos (dependendo das palavras utilizadas no momento do registro do B.O, o seguro pode não cobrir os eventuais danos ao proprietário do carro).
Caso aconteça do carro que você alugou parar de funcionar no meio da locação, acesse o menu ajuda, vá em “Tenho um problema urgente com uma locação”
Você entrará em contato com nossa equipe de suporte, que acionará o seguro. Manteremos contato constante com você até que a assistência do seguro chegue no local e avalie o veículo.
Caso o problema não possa ser resolvido pela assistência e o carro de fato não tenha condições de continuar rodando, daremos todo o suporte e informaremos você do procedimento e próximos passos.